Aqui no Grés Gastronomia temos várias opções de bebidas quentes. Nessa época do ano destaque para o nosso quentão, uma das maravilhas do inverno!
Quem aí gosta de quentão?
Pra gente essa é uma das bebidas quentes mais gostosas para curtir o inverno. Aliás, não só gostosa como perfeita para aquecer esses dias frios. O inverno começou oficialmente hoje, dia 21/06, mesmo que há algumas semanas os curitibanos já estejam sentindo bastante frio, não é mesmo?
Por aqui o nosso quentão é feito com vinho tinto seco, velho barreiro, açúcar, gengibre, laranja, anis, cravo da índia, maça e cardamomo. Um mix de ingredientes que não só deixa o sabor incrível como conquista a todos pelo aroma!
Receita de bebidas quentes
Quer saber a receita?
Clique aqui e confira o segredo, no entanto, da nossa Chef Simone Matoso para um quentão perfeito!
A história: curiosidades!
Falando nisso, você conhece a história do quentão?
Não existe nada super certo sobre a origem do quentão. Alguns afirmam que essa, uma das bebidas quentes que mais adoramos, surgiu no interior de Minas e SP quando a população teve a ideia de adicionar especiarias à cachaça. O objetivo? Esquentar o corpo durante as festividades comemorativas dos três santos de junho. São eles: Santo Antônio, São Pedro e São João.
Inclusive, para quem não sabe, o nome “quentão”, de acordo com Amadeu Amaral, folclorista e autor de “O dialeto caipira”, é de origem caipira.
No entanto, também existe muita gente que liga a origem do quentão ao ciclo da cana-de-açúcar, ainda nos primeiros anos de colonização. Seja como for, a produção canavieira e a dificuldade de acesso a outras bebidas destiladas permitiu a criação de uma bebida saborosa e tipicamente brasileira. Enfim, vamos combinar: essa é uma das bebidas quentes mais gostosas para se tomar e curtir a vida, não é mesmo?
Venha para o Grés Gastronomia e curta o inverno com a gente!