Está passeando pela capital paranaense e não sabe o que fazer em Curitiba?

Está passeando pela capital paranaense e não sabe o que fazer em Curitiba? Veja 5 dicas do Grés Gastronomia e, depois de passear pela cidade, venha comer conosco!

Não é à toa que amamos Curitiba. A capital do PR é um destino delicioso para turistar. Seja nos finais de semana, feriados prolongados, bem como durante a semana entre um compromisso e outro de trabalho.

Primeiramente temos que lembrar: a cidade é muito fácil de ser percorrida. Curitiba é bem organizada, tem área verde para quem gosta de cidade e natureza e oferece diferentes passeios.

Mas atenção, independente da sua escolha “o que fazer em curitiba”, traga sempre junto sua “japona” e seu guarda-chuva. O clima na nossa capital é famoso por, às vezes, fazer as quatro estações em um único dia, não é mesmo?

Ah, o turismo de Curitiba é referenciado como um dos melhores do país.

Ônibus verde

Uma das melhores maneiras de conhecer Curitiba é embarcar no famoso ônibus verde. O veículo double decker da Linha Turismo passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Entre eles parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e Mercado Municipal.

pontos turísticos de Curitiba

O cartão de embarque é R$ 50 e os embarques são ilimitados em todos os atrativos do percurso durante 24h. Ou seja: você pode descer, aproveitar o seu destino e reembarcar no próximo ônibus, ainda mais que eles estão disponíveis a cada 30 minutos.

O serviço funciona de terça a domingo*, das 8h30 às 17h. A saída inicial é na tradicional Rua 24 Horas, mas o seu passeio pode começar em qualquer ponto. Os cartões são vendidos diretamente nos ônibus, que têm ocupação máxima de 65 pessoas (passageiros sentados).

Linha de Turismo em Curitiba
FOTO: SMCS Curitiba

5 dicas: o que fazer em Curitiba?

01: MON – Museu Oscar Niemeyer

Com toda certeza, este é um dos melhores destinos de arte na cidade. Por aqui ele é chamado de Museu de Olho e oferece mostras permanentes e itinerantes. O acervo do MON tem nomes como Di Cavalcanti, Andy Warhol, Tarsila do Amaral e Caribé, por exemplo.

Além disso, Candido Portinari, Tomie Ohtake, Helena Wong e, claro, o arquiteto Oscar Niemeyer. Acima de tudo, você sabia que é o próprio arquiteto quem assina o projeto arquitetônico do MON? E tem mais: a visita no museu vale por dentro e por fora.

Para quem gosta de fotografar, o local é um convite à muitos clicks. O MON faz parte da rota da Linha Turismo e tem ingresso de R$ 30 (inteira). Veja mais detalhes e a programação do museu no site oficial

Museu Oscar Niemeyer

Foto: Site MON

02 – Feirinha do Largo da Ordem

Localizada no Centro Histórico da Cidade (que aliás é um super passeio para você que busca opções o que fazer em curitiba) a feirinha do Largo da Ordem deve ser parada obrigatórias para turistas. Ela acontece todos os domingos ao reunir uma diversidade de artesãos e profissionais que mostram seus trabalhos ao expor antiguidades, artesanatos e gastronomia. De acordo com informações oficiais, a feirinha tem cerca de 1.300 barracas cadastradas.

Feirinha do Largo da Ordem
Foto: Clube Gazeta do Povo

03 – Jardim Botânico

Antes de mais nada, é preciso dizer que o Jardim Botânico de Curitiba é um dos cartões postais mais conhecidos de Curitiba. A charmosa cúpula de vidro que decora o centro do parque tem projeto inspirado no Palácio de Cristal de Londres, que chama atenção de muitos turistas (inclusive moradores) que curtem os jardins internos e externos para lindos registros e passeios em família. O passeio é lindo durante todo o dia. No entanto, ao entardecer, quando o sol cai pela capital, a cúpula de vidro fica ainda mais espetacular. A entrada é gratuita e o Jardim Botânico faz parte da rota da Linha Turismo. Veja mais no site oficial.

o que fazer em curitiba: Jardim Botânico
Foto: Pinterest

04 – Ópera de Arame e Parque das Pedreiras

A arquitetura da Ópera de Arame está entre as mais famosas imagens de Curitiba. Sendo assim, a grande cúpula de estrutura tubular e vidro serve de palco para espetáculos dos mais variados estilos e atrai grande púbico em dias de evento. Juntamente com a Ópera de Arame, o Espaço Cultural Paulo Leminski forma um grande espaço dedicado à arte e cultura em Curitiba. A área não é pública, portanto, a visitação depende da agenda de eventos. Se quiser mesmo curtir o lugar, vale comprar o ingresso para os espetáculos que acontecerão durante a sua viagem. Por fim, a Ópera de Arame tem entrada gratuita a depender da agenda de show. O local faz parte da rota da Linha Turismo. Veja mais no site oficial.

o que fazer em curitiba: Ópera de Arame
Foto: TransPortal

05 – Parque Barigui e suas capivaras

Certamente, as capivaras são marca registrada de Curitiba e podem ser vistas durante o percurso no Parque Barigui. Antes de tudo, precisamos valorizar muito esse parque, não é mesmo? Ele conta com 1,4 milhões de m² de área e é um passeio delicioso para quem gosta de caminhar e estar ao lado da natureza. Por lá vai ser bem fácil encontrar as capivaras, principalmente à beira do lago ou do Rio Barigui.

Se você tem disposição, que tal aproveitar as belezas do parque para fazer passeios de bicicleta pela ciclovia ou, quem sabe, dar uma corridas nas boas pistas? Aproveite o entardecer para relaxar e, logo depois, tirar uma foto da skyline de Curitiba com reflexo no lago. A entrada é gratuita e o Parque Barigui faz parte da rota da Linha Turismo. Veja mais no site oficial.

o que fazer em curitiba: Parque Barigui
FOTO: Ric Mais

O que fazer em Curitiba após todas as nossas dicas de passeios?

Vem curtir o melhor da gastronomia aqui no Grés! Afinal, de comer bem a gente entende!

Confira nossos horários aqui.

Reservas: 41 3402-6270

WhatsApp
Olá, gostaria de fazer uma reserva? 👋

newsletter

Antes de ir se inscreva em nossa newsletter