Conteúdo

Já provou o mel de jataí? Se ainda não, venha conhecer esta maravilha!

Elas não têm ferrão, mas se engana quem pensa que essas abelhas não têm poder de defender as suas colmeias! Elas têm sim os seus soldados! Os maiores cuidam da “porta” do ninho e ligeiramente agarram os intrusos com suas mandíbulas em possíveis ataques. E o mel de jataí é realmente incrível!

Tetragonisca angustula é uma pequena abelha brasileira, que mede aproximadamente 5mm, de cor amarela-ouro, com salientes corbículas (ou cestas de pólen) em suas pernas traseiras. A morfologia da entrada do ninho é uma característica da espécie: um tubo de cera ou cerume, com pequenos orifícios em seu comprimento e abertura que permite a passagem de várias abelhas ao mesmo tempo. À noite, esta entrada é fechada, como forma de proteção do ninho.

A natureza é perfeita, não é? Pois não há dúvida que sim.

Aqui no Grés Gastronomia & Empório prezamos muito pelo respeito ao alimento, ao ingrediente, à natureza. E para tê-las ao nosso lado, montamos uma caixa (com o auxílio de um especialista em abelhas nativas) na nossa horta para criar as nossas jataís, com todo o carinho que elas merecem. Afinal de contas, quem nos faz tanto bem, não merece nada menos que isso.

O mel de jataí, abelha 100% brasileira, é um importante aliado da nossa saúde. O mel de jataí aumenta a resistência do organismo, é rico em mineiras e vitaminas, ajuda na digestão, faz bem para quem tem problemas cardíacos, ajuda contra varizes, ajuda a curar gripe e tosse e, portanto, atua no combate de infecções de laringe e faringe, além de muitos outros benefícios.

mel de jataí, Abelha Jataí: aqui tratamos as nossas com todo o carinho que elas merecem!, Grés Gastronomia | Restaurante e Empório | Curitiba

Nossas pequenas trabalhadoras em ação

E o sabor?

Ahhhh, ele é delicioso! Um mel muito saboroso para adoçar e, assim, dar um toque especial nas refeições. Por exemplo, aqui no Grés servimos com a tríade de queijos brasileiros, uma entrada que faz qualquer experiência gastronômica começar de maneira inesquecível.