Você conhece a história do creme brûlée?

A sobremesa de creme brûlée é uma das mais pedidas aqui no Grés Gastronomia e Empório. Na versão de doce de leite, ela conquista os curitibanos pelo sabor, aroma e apresentação!

creme brûlée é também chamado de creme queimado, você sabia disso? Trata-se de uma sobremesa tradicional que é feita, basicamente, com ingredientes muito comuns e usados no dia a dia: creme de leite, ovos, açúcar e baunilha.

A “cereja do bolo” desta receita é a sua cobertura dura de caramelo, geralmente feita com a ajuda de um maçarico. O resultado é um match perfeito entre as texturas cremosa e crocante que fazem deste doce um dos mais amados ao redor do mundo.

Curiosidades sobre o creme brûlée

De acordo com informações registradas no livro Comida & Cozinha, escrito por Harold McGee, a primeira referência documentada sobre esta sobremesa é d 1962 e foi publicada por François Massialot na famosa obra Le Cuisinier roial et bourgeois. Os espanhóis, por sua vez, asseguram que são eles, na verdade, os responsáveis pela origem do creme brûlée, alegando que seria um plágio da crema catalana supostamente criada por eles no século XVII. A Inglaterra também disputa o posto de mãe dessa delícia, acredita?

Até o início do século XX, ainda de acordo com os registros da publicação de Harold, este doce era preparado na boca do fogão, como se fosse um creme inglês. Então, ele era colocado em uma vasilha e coberto com açúcar. Para caramelizar, eles contavam com a ajuda de uma chapa de metal quente conhecida por salamandra. Mas, como já falamos anteriormente, nos dias de hoje este processo de endurecer a cobertura é feito com a ajuda de um maçarico.

Se você não tem um maçarico em casa, ou não tem segurança para usar o equipamento, olha que bacana esta dica: Clique aqui  e saiba como usar uma colher na preparação e garantir o mesmo efeito na sobremesa.

creme brûllée
creme brûlée de doce de leite: receita desenvolvida aqui no Grés Gastronomia e Empório

O crème brûlée e o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O gosto pelo crème brûlée se espalhou ainda mais ao redor do mundo depois do lançamento do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, no ano de 2002. No longa, a protagonista, depois de uma sequência de eventos, percebe a importância dos pequenos gestos para a felicidade do ser humano.

Na lista dessas coisinhas que ela gosta e se sente bem fazendo, está o ato de quebrar a cobertura da sobremesa com uma colher. Aliás, esta sensação é realmente maravilhosa e se você ainda não teve esta experiência, não sabe o que está perdendo.

Venha logo nos visitar e experimentar este doce que faz parte do nosso menu noite, disponível de terça a sábado, das 18h até 23h. Não esquece que antes das 18h o restaurante serve outras opções, com receitas para o dia. Por aqui é assim: como somos all day dining, temos sabores que combinam com diferentes momentos do seu dia. Nossos sabores, texturas e aromas são a certeza de um momento feliz para sua rotina!

Ah, vale lembrar que todas as informações da história da sobremesa, que relatamos cima, são da Revista Casa e Jardim.

Já ficou sabendo das novidades do nosso Happy Hour?

Clique aqui para conhecer o novo menu que apresentamos. Está delicioso!

SERVIÇO

Nosso restaurante está localizado na Rua Saldanha Marinho, número 1582. Estamos na Praça da Espanha.

Temos estacionamento conveniado para sua maior comodidade.

Ah, adoramos pets e, por aqui, o seu será recebido com muito carinho e água fresca!

Site: www.gresgastronomia.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Terça a sábado: 9h30 às 23h

Domingo: 9h30 às 16h

Subscription Form

newsletter

Antes de ir se inscreva em nossa newsletter

Subscription Form
Abrir bate-papo
Atendimento Grés
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?