Receita de risoto de cebola caramelizada

Para o inverno, nada mais gostoso e quentinho do que uma receita de risoto, não é mesmo? O Grés Gastronomia te ensina a preparar uma deliciosa receita em casa.

O chef do Grés Gastronomia e Empório, Milton Ribeiro, criou uma receita de risoto de cebola caramelizada simplesmente maravilhosa. Aliás, perfeita para esta época do ano, com dias mais frios. A receita fez tanto sucesso que até a Revista Casa e Jardim já publicou, indicando para seus leitores. Clique aqui para ver.

Como fazer a receita de risoto de cebolas caramelizadas

Ingredientes que você vai precisar para fazer a receita de risoto em casa

1 xícara de arroz Carnaroli
2 cebolas médias
3 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras de caldo de legumes
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Azeite de oliva

Modo de preparo do risoto de cebolas caramelizadas

01 – Prepare o caldo de legumes: aqueça as 4 xícaras de caldo de legumes em uma panela de cerâmica (nós usamos as da Ceraflame) e mantenha-o aquecido em fogo baixo.

02 – Cebolas caramelizadas: descasque as cebolas e corte-as em fatias finas. Em uma frigideira grande de cerâmica, aqueça 2 colheres de sopa de manteiga em fogo médio para fazer a sua receita de risoto. Adicione as cebolas fatiadas e cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até que fiquem macias e douradas. Isso pode levar cerca de 20 a 25 minutos. Reserve as cebolas caramelizadas.

Risoto: Em outra panela, aqueça 1 colher de sopa de manteiga e um fio de azeite de oliva. Adicione o arroz Carnaroli e refogue por alguns minutos, mexendo constantemente, até que os grãos fiquem translúcidos, assim você garante que a sua receita de risoto fique deliciosa!

  • Adicione o vinho branco e mexa até que seja absorvido pelo arroz. 
  • Em seguida, comece a adicionar o caldo de legumes quente, uma concha de cada vez, mexendo sempre e esperando que o caldo seja absorvido antes de adicionar mais. 
  • Continue adicionando o caldo e mexendo por cerca de 18-20 minutos, ou até que o arroz esteja al dente.
  • Quando o arroz estiver quase cozido, adicione as cebolas caramelizadas reservadas e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Retire a panela do fogo e adicione o queijo parmesão ralado. Misture até que o queijo esteja derretido e incorporado ao risoto.
  • Cubra a panela e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

Sirva o risoto quente, decorado com algumas cebolas caramelizadas extras por cima, se desejar. 

Receita de Risoto de cebolas caramelizadas
Receita de Risoto

Aproveite!

Se quiser, veja AQUI outra dica deliciosa de receita quentinha e cheia de sabor para o inverno: caldinho de berbigão. Mais uma exclusiva criação do Grés Gastronomia & Empório.

SERVIÇO

O Grés Gastronomia e Empório é um restaurante especializado em gastronomia contemporânea. Estamos localizados na Rua Saldanha Marinho, nº 1582 – quase em frente a Praça da Espanha. Aliás, o bairro do Batel – onde estamos situados – é o novo coração gastronômico da capital paranaense. Você sabia?

Por aqui somos pet friendly e temos estacionamento conveniado para sua maior comodidade.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Nas segundas-feiras o Grés Gastronomia e Empório não abre.

De terça-feira até sábado, o nosso horário de atendimento é das 9h30 às 23h. Sem pausas e nem intervalos.

Já aos domingos, vamos das 9h30 às 16h.

NOSSO CONCEITO

Somos um restaurante de cozinha contemporânea em Curitiba, e aqui contaremos  um pouquinho da nossa história e o que inspirou nosso conceito.

Netos de imigrantes alemães ceramistas, crescemos inseridos no ambiente de argila e arte, e, em tantas possibilidades que a cerâmica proporciona até chegar à gastronomia.

Dentre as reuniões familiares, o objeto principal sempre foi a comida, e é ela que proporciona tantos momentos especiais e constrói muitas de nossas memórias afetivas.

Os artesãos e os chefs de cozinha têm muito em comum: ambos deixam a criatividade fluir através do trabalho com as mãos, e é esse trabalho artesanal e feito por pessoas de verdade que rege todo o resultado final da experiência que proporcionamos. 

Assinamos com amor tudo o que fazemos, e queremos fazer parte da história de nossos clientes e estar presente em suas construções de memórias. 

Nosso conceito é all-day-dining, isto é, oferecemos opções para todas as refeições do seu dia: café da manhã, brunch, almoço, café da tarde e jantar. 

Subscription Form

newsletter

Antes de ir se inscreva em nossa newsletter

Subscription Form
Abrir bate-papo
Atendimento Grés
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?